AFECTO

Coordenado por Maria Carmen Gomes, o AFECTO reúne professores/as, pesquisadores/as e estudantes que desenvolvem pesquisas em estudos do discurso em articulação com corpo, a partir de perspectivas críticas, decoloniais e interseccionais, tendo como base o método transdisciplinar. O objetivo geral do grupo é elaborar uma abordagem Analítica Discurso-Crítica Interseccional, que tenha como foco a análise de práticas sociodiscursivas de resistência e reexistência, partindo do corpo em intersecção como um dos elementos não-discursivos que constituem as práticas sociais em articulação e internalização com outros elementos sociais. A inclusão do corpo em intersecção fará emergir narrativas de vivências e experiências de corpos/agentes/ ativistas transformados por tempo e espaço outros, que confrontarão a lógica do sistema mundo moderno-colonial, também (re)produzida pela matriz de dominação, de forma a reivindicar suas identidades e corpos em intersecção, com uma voz-práxis direta, política e politizante, carnal e vinculada, do sujeito por si mesmo e desde si mesmo. O grupo tem encontros virtuais que discutem bibliografias e também dados de pesquisa. Oferece com certa regularidade mini-cursos, assim como organiza pequenos eventos. Tem parceria com Curso de Enfermagem da UFMG, assim como com o curso de Saúde Coletiva da FIOCRUZ/MG. Na UnB, o AFECTO se vincula ao NELiS/CEAM e ao LabEC/IL, e também faz parte atualmente de dois grandes projetos: "Rede de Pesquisa em Discurso e Gênero: cartografia para integração Brasil e América Latina" e "INCT Caleidoscópio: instituto de estudos avançados em iniquidades, desigualdades e violências de gênero e sexualidade e suas múltiplas insurgências", ambos coordenados por Viviane Resende com apoio do CNPq.

 

 

Participam:

Alexandra Bittencourt de Carvalho

Doutoranda em Linguística do Texto e do Discurso pelo POSLIN da Universidade Federal de Viçosa, professora de Linguagens do ensino básico e membra do grupo AFECTO.

 

 

 

Anna Beatriz Mormetto Alvarenga

Doutoranda em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais, na área de Estudos do Texto e do Discurso. Integrante do grupo de pesquisa AFECTO e bolsista CNPq, desenvolve estudos, desde a graduação, voltados para a análise de representações de mulheres negras em capas de revistas. Dedica-se, ainda, a pesquisas científicas avançadas sobre a Análise do Discurso Crítica, com foco em representações de mulheres negras.

 

 

 

Elenice Christina Maurílio da Silva

Mestra em Estudos do Texto e do Discurso pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Licenciada e Bacharela em Ciências Sociais pela mesma instituição, Professora na Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, pesquisadora gorda, membra do Grupo de Estudos/ Pesquisa AFECTO - Abordagens Faircloughianas do Corpo/ Discurso Textualmente Orientadas, se dedica às temáticas de corpos gordos, representações, discurso, identidades, mídia, consumo e interseccionalidade.

 

 

 

Elisa Matos

Doutoranda em Linguística Aplicada pela UFMG. Fez mestrado em English Language Teaching na Universidade NOVA de Lisboa e especialização em Ensino de Inglês na UFMG. É membra dos grupos/núcleos de pesquisa: IndisciPLAr: Português como Língua Adicional em uma perspectiva indisciplinar (Unicamp), AFECTO: Abordagens Faircloughianas do Corpo/Discurso Textualmente Orientadas (UnB), NALET: Núcleo de Aprendizagem e Ensino Tecnológico (CEFET-MG) e NELFA: Núcleo de Estudos de Línguas para Fins Acadêmicos (UFMG). Faz pesquisa em Linguística Aplicada Crítica.

 

 

 

Juliana Sankofa

Também conhecida como Juliana Cristina Costa, é uma pesquisadora- pretativista especializada em Literatura Brasileira de autoria negra. Atualmente, está cursando o doutorado em Estudos Literários na Universidade Federal de Uberlândia, onde pesquisa os romances de Miriam Alves utilizando o conceito de poética epistêmica, criado por ela mesma. Além de sua carreira acadêmica, Juliana é uma escritora com textos publicadas no Brasil e no exterior.

 

 

 

Litiane Barbosa Macedo

Professora no Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da UFSC. Doutora em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários pela UFSC. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nas seguintes áreas: Análise Crítica do Discurso; Gramática Sistêmica Funcional; Multimodalidade; Estudos da Linguagem e Interseccionalidades; Estudos da Tradução; Estudos decoloniais; Feminismo Negro; Estudos de Gênero em contextos africanos; Educação Antirracista. É participante dos seguintes grupos de estudos/ pesquisa: NuGAL/UFSC; AFECTO/UnB; REDIGE/ALED; LabEC/UnB.

 

 

 

Maria Carmen Aires Gomes

Doutorado em Estudos Linguísticos/Análise do Discurso, em 2003. Realizou o Estágio de Pós-Doutorado sob a supervisão da Profa. Dra. Leila Barbara (PUCSP), 2011 e em 2016 na UnB sob a supervisão da Profa. Dra. Viviane Vieira. Professora Titular da Universidade de Brasília, docente no CEAM - Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, com experiência na área de Linguística, com ênfase em Estudos do Texto e do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Discursivos Críticos, Multimodalidade, Relações entre corpo, discurso, práticas sociais a partir de perspectivas decoloniais e interseccionais.

 

 

 

Micheli Rosa

Graduada em História e Letras Português e Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Centro Oeste. Especialista em Língua Portuguesa e ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná.  Doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília. Os temas de pesquisa concentram-se em Discurso Jurídico, Mídia e violência contra a mulher. Integra os seguintes grupos de pesquisa: Linguística Forense (UNICENTRO), Gramática (s) em perspectiva (s) e, por fim, AFECTO.

 

 

 

Nayra Alves Ramos

Graduada em Ciência Política pela Unirio, especialista em Relações Internacionais pela UnB, mestre em Ciência Política pela UnB. Doutoranda em Ciência Política pela UnB. Pesquisa focada em mulheres de direita e conservadorismos. Participante dos grupos Flora Tristan e AFECTO.

 

 

 

Samuel de Sá Ribeiro

Doutorando em Linguística do Texto e do Discurso no POSLIN/UFMG; Mestre em Letras - Estudos Discursivos - POSLET - UFV/MG. Pesquisador do AFECTO. Professor Substituto no Departamento de Letras, na UFOP.  Temas de interesse: Estudos Discursivos Críticos , Interseccionalidade, Transfeminismo , Feminismos Negro e Decolonial ,  Estudos de Gêneros e sexualidades em práticas socioescolares, midiáticas e letramento crítico.

 

PROJETOS