LINHAS DE PESQUISA

Embora o campo dos Estudos do Discurso seja o interesse comum das pesquisas realizadas no Laboratório de Estudos Críticos do Discurso, cada pesquisa alinha-se também a domínios, como mídia ou movimentos sociais, e métodos, como análise de documentos ou de entrevistas, por exemplo. Em virtude disso, o LabEC organiza suas pesquisas em quatro linhas de pesquisa (Análise de Discurso Crítica, Análise interdiscursiva de políticas públicas, Pesquisa discursiva na mídia e Pesquisa etnográfico-discursiva), que são as áreas específicas de atuação em que se engaja. 

 

• Análise de Discurso Crítica 

Investiga efeitos ideológicos que (sentidos de) textos de qualquer natureza possam ter sobre relações sociais, ações e interações, conhecimentos, crenças, atitudes, valores e identidades. 

 

• Análise interdiscursiva de políticas públicas 

Desenvolve a AIPP como método qualitativo de base discursiva para o estudo de dinâmicas de proposição e consecução de políticas públicas, com especial interesse nas políticas participativas. 

 

• Pesquisa discursiva na mídia 

Possibilita a investigação da circulação de discursos em meios que atingem um grande número de pessoas, especialmente em seus aspectos ideológicos. Também importa analisar como a mídia tem sido utilizada por movimentos sociais e outras organizações engajadas na luta por direitos. 

 

• Pesquisa etnográfico-discursiva 

Conduz pesquisas engajadas, em contextos situados, buscando a investigação da organização e da atuação de movimentos sociais e outras instituições na luta por direitos, focalizando também o debate epistemológico sobre a pesquisa etnográfica de base discursiva. 

 

• Caleidoscópio enredado nas escolas 

Linha extensionista vinculada ao INCT Caleidoscópio: instituto de estudos avançados em iniquidades, desigualdades e violências de gênero e sexualidade e suas múltiplas insurgências.