LEITURA CRÍTICA E ESCRITA PARA UNIVERSIDADE
A ação promove articulação entre universidade e ensino básico, propiciando que licenciandos/as em Letras-Língua Portuguesa e respectiva Literatura planejem aulas e materiais didáticos com base em perspectivas críticas dos estudos do discurso (Vieira, 2022; Vieira e Resende, 2016) e em metodologias ativas de ensino-aprendizagem (Ramalho, 2012) para conduzirem atividades como oficinas de leitura crítica, de produção escrita e multissemiótica, de revisão textual, de reflexão linguística, entre outros, direcionadas a estudantes regulares da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEEDF) sob supervisão da professora de Estágio Supervisionado em Português da UnB e de docentes da SEEDF.
Participam:
![]() |
Possui ensino médio pelo Colégio Militar Tiradentes (2020). |
![]() |
Atualmente é estudante da Universidade de Brasília (Campus Darcy Ribeiro). Graduanda em Letras - Português do Brasil como Segunda Língua. Professora junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). |
![]() |
Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Possui um conto publicado em coletânea. Atua como professora de inglês freelancer. |
![]() |
Estudante de Letras Português da Universidade de Brasília (UnB). Formada em língua estrangeira espanhol pelo Centro Interescolar de Línguas da Asa Norte (CIL 02) em 2018. |
![]() |
Professora Associada 3 do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB)/Depto. de Linguística, Português e Línguas Clássicas/Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL-UnB). Doutora e Mestra em Linguística-Linguagem e Sociedade pela UnB com Pós-doutorado pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP. Editora do periódico Cadernos de Linguagem e Sociedade desde 2017. Autora do livro "Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa" (Vieira, Viviane e Resende, Viviane de M. 2ed. Campinas: Pontes, 2016), e de publicações nacionais e internacionais. |
← PROJETOS