CALEIDOSCOPIO ENREDADO NAS ESCOLAS: FEMIFILME CINEDEBATE (DEG/DEX)

A proposta extensionista tem como objetivo fomentar o debate sociopolítico em escola da rede pública do Distrito Federal, por meio da oferta de espaços de diálogo horizontal configurados em rodas de conversa sobre gênero, em um contexto social onde essas violências são naturalizadas. Essa concepção pedagógica reflete sobre o cinedebate como técnica de ensino-aprendizagem. Nesta proposta pretendemos reunir dois projetos - “Femifilme cine-debate” e “INCT Caleidoscópio” para, partindo das rodas de conversa mobilizadas pela fruição do texto cinematográfico, debater violências e insurgências baseadas em gênero e suas intersecções. Financiamento FAEX.

 

 

Participam:

Ana Lima Gaspar

Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. É poliglota, fala francês, inglês e espanhol e atualmente é discente de graduação em Letras/Tradução - Francês pela Universidade de Brasília (UnB), estando cursando o 3º semestre do curso. Atualmente participa do projeto de extensão intitulado "60 ANOS DA UNB", onde mapeia os relacionamentos internacionais que já aconteceram com a UnB em seus 60 anos de existência. Participa também do NELiS, núcleo de Linguagem e Sociedade do CEAM - UnB, como integrante da comissão de comunicação, coordenada pelo professor Gersiney Santos.

 

 

 

Andreia Oliveira

Discente de Graduação na área de Letras - Língua Portuguesa e Respectiva Literatura pela Universidade de Brasília (UnB), estando cursando o 8º semestre do curso. Atualmente participa do projeto de Iniciação Científica " Rede de Pesquisa em Discurso e Gênero: cartografia para integração Brasil e América Latina" (DGP/CNPq). Atua também como extensionista no projeto "Voa - Concurso Literário para a maturidade", UnB e "Enredando o caleidoscópio nas escolas: femifilme cine-debate".

 

 

 

Bruna Ticianne Gonzaga Pacheco Batista

Graduanda no curso de Letras-Inglês pela Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência na área de Linguística, Letras e Artes, com ênfase em Letras e Linguística.

 

 

 

Daniele Gruppi de Mendonça

Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Linguística na Universidade de Brasília (UnB). É mestre pelo mesmo programa. Possui especialização em Gestão da Comunicação e Marketing Institucionais, pela Universidade Castelo Branco (2008), graduação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006), e em Letras, pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2004). Membro dos grupos de pesquisas Laboratório de Estudos Críticos do Discurso (LabEC/UnB) e Grupo Brasileiro de Estudos Críticos de Discurso e Pobreza (REDLAD-Brasil). É jornalista concursada da Universidade de Brasília (UnB).

 

 

 

Elizabeth Del Socorro Ruano Ibarra

Pós-doutora em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL/UnB). Professora Estrangeira Visitante Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM/UnB). Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américas (PPGECsA/ELA/ICS/UnB). Docente pesquisadora colaboradora da Corporación Universitaria Autónoma del Cauca (Colômbia). Coordenadora do Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Gênero (GREIG/ELA/UnB). Pesquisadora do Laboratório de Estudos Críticos do Discurso (LabEC) Pesquisadora do Grupo de Investigación Interdisciplinar en Ciencias Humanas (GIICHS/Colciencias/Colômbia). Pesquisadora do Grupo de Investigación Gestión, Desarrollo y Sociedad (GDS/Colciencias/Colômbia).

 

 

 

Letícia Alves dos Santos

Graduanda em Ciências Sociais pela UnB. Possui experiência em Pluralidade linguística e cultural da Espanha. Participou do projeto AMUN Kids, onde atuava para ministrar aulas nas escolas públicas do Distrito Federal, cujas principais temáticas abrangiam os Direitos Humanos, a cidadania e o meio ambiente. Tem como foco de interesse e pesquisa estudos e questões raciais e de gênero. Recentemente atuou também no programa de tutoria para acessibilidade e apoio pedagógico da UnB além de outras experiências em disciplinas diversas nas quais atuou como monitora.

 

 

 

Maria Carmen Aires Gomes

Doutorado em Estudos Linguísticos/Análise do Discurso, em 2003. Realizou o Estágio de Pós-Doutorado sob a supervisão da Profa. Dra. Leila Barbara (PUCSP), 2011 e em 2016 na UnB sob a supervisão da Profa. Dra. Viviane Vieira. Professora Titular da Universidade de Brasília, docente no CEAM - Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, com experiência na área de Linguística, com ênfase em Estudos do Texto e do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Discursivos Críticos, Multimodalidade, Relações entre corpo, discurso, práticas sociais a partir de perspectivas decoloniais e interseccionais.

 

 

 

Maria Del Pilar Tobar Acosta

Professora de Língua Portuguesa no Ensino Médio, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Brasília - IFB. Mestra (2012) e doutora (2018) em Linguística, área de concentração Linguagem e Sociedade - Análise de Discurso, do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília (PPGL - UnB). Membro do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB). Filiada à Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso (ALED). Líder do Laboratório de Pesquisa "REDESCOBRIR: Laboratório Tecnologia e Diversidade" (IFB).

 

 

 

Nair Luisa Rabelo dos Passos

Jornalista, cursa doutorado em Linguística na Universidade de Brasília (UnB), e é mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional também pela UnB. Desenvolve pesquisas sobre mídia, violências contra as mulheres e análise de discurso. Ganhadora do Prêmio Anamaria Harvey de melhor dissertação pela Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso ALED, em 2019. Ganhadora de menção honrosa por Dissertação (Área Multidisciplinar) no Prêmio UnB de Dissertação e Tese 2018 e 2019.

 

 

Paola da Silva Siqueira

Graduanda em Ciências Sociais pela UnB. Possui experiência em Pluralidade linguística e cultural da Espanha. Participou do projeto AMUN Kids, onde atuava para ministrar aulas nas escolas públicas do Distrito Federal, cujas principais temáticas abrangiam os Direitos Humanos, a cidadania e o meio ambiente. Tem como foco de interesse e pesquisa estudos e questões raciais e de gênero. Recentemente atuou também no programa de tutoria para acessibilidade e apoio pedagógico da UnB além de outras experiências em disciplinas diversas nas quais atuou como monitora.

 

 

 

Viviane de Melo Resende

Doutora em Linguística (Linguagem e Sociedade) pela Universidade de Brasília (UnB), professora associada do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP/UnB). Coordenadora Geral do INCT Caleidoscópio: Instituto de estudos avançados em iniquidades, desigualdades e violências de gênero e sexualidade e suas múltiplas insurgências - UnB, apoiado pelo CNPq. Coordenadora do Laboratório de Estudos Críticos do Discurso (LabEC/UnB) e vice-coordenadora do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS/Ceam/UnB). Foi professora visitante na Friedrich Schiller Universitat (Alemanha), na Universidad Catolica de Chile e na Universidad Pompeu Fabra (Espanha). Foi Delegada no Brasil da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso (2017-2019), de que foi vice-presidenta (2019-2021) e é atualmente presidenta (2021-2023).

 

 

PROJETOS