DISCURSO E SISTEMA COLONIAL-MODERNOS DE GÊNERO: LETRAMENTOS CRÍTICOS
O objetivo geral deste projeto é pesquisar práticas e processos político-identitários dialeticamente constitutivos de representações, relações sociais e identificações, em inter-ações situadas como um momento de redes de práticas sociais na colonialidade-modernidade. No marco dos Estudos Críticos do Discurso de perspectiva decolonial (Vieira, 2019, 2022; Resende, 2019), desenvolvemos interações dialógico-colaborativas de pesquisa com grupos-pesquisadores para estudar processos de produção, distribuição e negociação de significados culturais relacionados a gênero social e poder. Investigamos aspectos discursivos, estilísticos, acionais, relacionais e sociomateriais em contextos multissemióticos de interação que organizam gêneros discursivos situados, constitutivos da experiência inter-subjetivas do corpo-consciência em eventos sociais. As interações dialógico-colaborativas de pesquisa envolvem diferentes práticas de letramentos críticos, em: grupos temáticos, pesquisa-ação colaborativa, rodas de cinema e literatura, oficinas de leitura e produção escrita e multissemiótica, etnografias críticas presenciais e virtuais. As informações qualitativas geradas nessas vivências (conversas, interações institucionais e interpessoais, narrativas, notas etnográficas de práticas sociomateriais) dão base material para a descrição, interpretação e explanação relacional-dialética dos eventos de pesquisa como inter-ação dialógico-colaborativa geradora de sentidos, relações, negociações, compreensões, representações, identificações, conflitos, percepções, re-elaborações de crenças, padrões, normas, valores sociais, tendo em vista a crítica social orientada para a construção de novas práticas sociais e científicas de con-vivência e de bem-viver.
Participam:
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Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília com período de Doutorado Sanduíche (CAPES) no Departamento de Educação da Universidade da Coruña, Espanha. Agenda de pesquisa dedicada à análise da conjuntura das políticas públicas e ações práticas de formação de docentes baseadas na Educação em Direitos Humanos no contexto da Educação Básica. Possui experiência docente, tanto em cursos presenciais quanto a distância, na Educação Básica e no Ensino Superior, em palestras e consultoria. Atualmente é professora na Universidade Católica de Brasília/Católica-EAD. |
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Professor Assistente do Centro das Humanidades da Universidade Federal do Oeste da Bahia, doutorando em Linguística pela Universidade de Brasília. Possui experiência como professor de Língua Portuguesa na Educação Básica e no Ensino Superior, é membro do grupo de pesquisa Corpus Possíveis, da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Coordenou o grupo de pesquisa Corpus Possíveis e o Programa de Extensão Re(ex)sistência LGBT. Interesses de pesquisa: análise de discurso, linguística, crítica cultural, teoria queer, estudos culturais, feminismos, estudos de gênero, estudos pós-coloniais, cultura brasileira, artes, performance. |
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Graduada em Língua Portuguesa e sua respectiva Literatura pela Universidade de Brasília (UnB). Interesse pelos Estudos Críticos do Discurso, com ênfase em questões de gênero e sexualidade. Integrante da Rede de Pesquisa em Discurso e Gênero vinculada ao Laboratório de Estudos Críticos do Discurso (LabEC/IL/UnB). |
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Doutoranda em Linguística - Linguagem e Sociedade pela Universidade de Brasília (PPGL-UNB). Docente de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Brasília - IFB. Possui experiência de docência em Cuba, em cooperação técnica entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde -OPAS/OMS- para fortalecimento de Atenção Básica em Sistemas Universais de Saúde. Membro do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS-UnB), do Laboratório de Estudos Críticos do Discurso (LabEC - UnB) da Universidade de Brasília. |
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José Ronaldo Sousa Kizam da Silva É graduada em Letras - Português do Brasil como Segunda Língua (PBSL) pela Universidade de Brasília (UnB), cuja formação é voltada para atuação no ensino de Português do Brasil para estrangeiros, para surdos e para indígenas, com a possibilidade de atuação no ensino de português como língua materna (primeira língua). Ademais, participa do projeto de pesquisa intitulado "COVID-19 em discurso: representação da população em situação de rua em tempos de pandemia 2020-2021" sob orientação da professora Doutora Viviane de Melo Resende. |
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Graduada em Fonoaudiologia pela PUC-Goiás. Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (área: Linguagem e Sociedade) da Universidade de Brasília. Atua, como Fonoaudióloga Hospitalar, na rede pública de saúde do Distrito Federal. Interessa-se por pesquisas nas áreas de disfagia, linguagem e seus distúrbios, saúde pública, direitos humanos, discurso e ensino em saúde. |
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Doutoranda em Linguística do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília, integrante do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELIS - UnB). É professora de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa e, por isso, desenvolve trabalhos de voltados para o ensino de Língua Portuguesa e para a formação de professores. |
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Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL - da Universidade de Brasília. Membro do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELis), do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos Críticos do Discurso (LabEC-UnB/CNPq) e da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso (ALED). Atualmente, e desde 1996, ocupa o cargo de Analista Legislativa/Taquígrafa Legislativa da Câmara dos Deputados, onde exerce a função de Supervisora de Pronunciamentos. |
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Professora Associada 3 do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB)/Depto. de Linguística, Português e Línguas Clássicas/Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL-UnB). Doutora e Mestra em Linguística-Linguagem e Sociedade pela UnB com Pós-doutorado pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP. Editora do periódico Cadernos de Linguagem e Sociedade desde 2017. Autora do livro "Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa" (Vieira, Viviane e Resende, Viviane de M. 2ed. Campinas: Pontes, 2016), e de publicações nacionais e internacionais. |
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