DISCURSO E SISTEMA COLONIAL-MODERNOS DE GÊNERO: LETRAMENTOS CRÍTICOS

O objetivo geral deste projeto é pesquisar práticas e processos político-identitários dialeticamente constitutivos de representações, relações sociais e identificações, em inter-ações situadas como um momento de redes de práticas sociais na colonialidade-modernidade. No marco dos Estudos Críticos do Discurso de perspectiva decolonial (Vieira, 2019, 2022; Resende, 2019), desenvolvemos interações dialógico-colaborativas de pesquisa com grupos-pesquisadores para estudar processos de produção, distribuição e negociação de significados culturais relacionados a gênero social e poder. Investigamos aspectos discursivos, estilísticos, acionais, relacionais e sociomateriais em contextos multissemióticos de interação que organizam gêneros discursivos situados, constitutivos da experiência inter-subjetivas do corpo-consciência em eventos sociais. As interações dialógico-colaborativas de pesquisa envolvem diferentes práticas de letramentos críticos, em: grupos temáticos, pesquisa-ação colaborativa, rodas de cinema e literatura, oficinas de leitura e produção escrita e multissemiótica, etnografias críticas presenciais e virtuais. As informações qualitativas geradas nessas vivências (conversas, interações institucionais e interpessoais, narrativas, notas etnográficas de práticas sociomateriais) dão base material para a descrição, interpretação e explanação relacional-dialética dos eventos de pesquisa como inter-ação dialógico-colaborativa geradora de sentidos, relações, negociações, compreensões, representações, identificações, conflitos, percepções, re-elaborações de crenças, padrões, normas, valores sociais, tendo em vista a crítica social orientada para a construção de novas práticas sociais e científicas de con-vivência e de bem-viver.

 

 

Participam:

Carolina Gonçalvez Gonzalez

Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília com período de Doutorado Sanduíche (CAPES) no Departamento de Educação da Universidade da Coruña, Espanha. Agenda de pesquisa dedicada à análise da conjuntura das políticas públicas e ações práticas de formação de docentes baseadas na Educação em Direitos Humanos no contexto da Educação Básica. Possui experiência docente, tanto em cursos presenciais quanto a distância, na Educação Básica e no Ensino Superior, em palestras e consultoria. Atualmente é professora na Universidade Católica de Brasília/Católica-EAD.

 

 

 

Fábio de Sousa Fernandes

Professor Assistente do Centro das Humanidades da Universidade Federal do Oeste da Bahia, doutorando em Linguística pela Universidade de Brasília. Possui experiência como professor de Língua Portuguesa na Educação Básica e no Ensino Superior, é membro do grupo de pesquisa Corpus Possíveis, da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Coordenou o grupo de pesquisa Corpus Possíveis e o Programa de Extensão Re(ex)sistência LGBT. Interesses de pesquisa: análise de discurso, linguística, crítica cultural, teoria queer, estudos culturais, feminismos, estudos de gênero, estudos pós-coloniais, cultura brasileira, artes, performance.

 

 

 

Isabella Gonçalves Dias Mota

Graduada em Língua Portuguesa e sua respectiva Literatura pela Universidade de Brasília (UnB). Interesse pelos Estudos Críticos do Discurso, com ênfase em questões de gênero e sexualidade. Integrante da Rede de Pesquisa em Discurso e Gênero vinculada ao Laboratório de Estudos Críticos do Discurso (LabEC/IL/UnB).

   

 

 

 

Jaqueline Coêlho Santana

Doutoranda em Linguística - Linguagem e Sociedade pela Universidade de Brasília (PPGL-UNB). Docente de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Brasília - IFB. Possui experiência de docência em Cuba, em cooperação técnica entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde -OPAS/OMS- para fortalecimento de Atenção Básica em Sistemas Universais de Saúde. Membro do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS-UnB), do Laboratório de Estudos Críticos do Discurso (LabEC - UnB) da Universidade de Brasília.

 

 

 

José Ronaldo Sousa Kizam da Silva

É graduada em Letras - Português do Brasil como Segunda Língua (PBSL) pela Universidade de Brasília (UnB), cuja formação é voltada para atuação no ensino de Português do Brasil para estrangeiros, para surdos e para indígenas, com a possibilidade de atuação no ensino de português como língua materna (primeira língua). Ademais, participa do projeto de pesquisa intitulado "COVID-19 em discurso: representação da população em situação de rua em tempos de pandemia 2020-2021" sob orientação da professora Doutora Viviane de Melo Resende.

 

 

 

Luciara de Oliveira Pereira

Graduada em Fonoaudiologia pela PUC-Goiás. Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (área: Linguagem e Sociedade) da Universidade de Brasília. Atua, como Fonoaudióloga Hospitalar, na rede pública de saúde do Distrito Federal. Interessa-se por pesquisas nas áreas de disfagia, linguagem e seus distúrbios, saúde pública, direitos humanos, discurso e ensino em saúde.

 

 

 

Ofélia Maria Imaculada

Doutoranda em Linguística do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília, integrante do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELIS - UnB). É professora de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa e, por isso, desenvolve trabalhos de voltados para o ensino de Língua Portuguesa e para a formação de professores.

 

 

 

Rosane Queiroz Galvão

Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL - da Universidade de Brasília. Membro do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELis), do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos Críticos do Discurso (LabEC-UnB/CNPq) e da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso (ALED). Atualmente, e desde 1996, ocupa o cargo de Analista Legislativa/Taquígrafa Legislativa da Câmara dos Deputados, onde exerce a função de Supervisora de Pronunciamentos.

 

 

 

Viviane Cristina Vieira

Professora Associada 3 do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB)/Depto. de Linguística, Português e Línguas Clássicas/Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL-UnB). Doutora e Mestra em Linguística-Linguagem e Sociedade pela UnB com Pós-doutorado pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP. Editora do periódico Cadernos de Linguagem e Sociedade desde 2017. Autora do livro "Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa" (Vieira, Viviane e Resende, Viviane de M. 2ed. Campinas: Pontes, 2016), e de publicações nacionais e internacionais.

 

PROJETOS