Rede Discurso e Gênero promove novo encontro na UnB

Gisele Rodrigues
Jornalista e doutoranda do PPGL/UnB
Com a colaboração de Leonardo Café

A UnB sediou, nos dias 29 e 30 de novembro, o II Encontro da Rede Discurso e Gênero (Redige), numa iniciativa conjunta do Laboratório de Estudos Críticos do Discurso (LabEC/IL), do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS/CEAM), do grupo de pesquisa AFECTO/CEAM e da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso (ALED). O evento reuniu pesquisadoras e pesquisadores das cinco regiões do Brasil e de países latino-americanos para uma intensa troca de experiências e partilha dos resultados de suas investigações.

Após as falas de abertura, que couberam às professoras Viviane Resende (UnB), Maria Carmen Gomes (UnB) e Daniele Oliveira (UFBA), organizadoras do encontro, a professora Glenda Valim de Melo (UNIRIO/UFRJ) apresentou a conferência Mulheres Negras e Mídias Sociais – Solidão e Performatividade, em que propôs uma reflexão sobre os padrões e estereótipos presentes na representação das mulheres negras e o papel de resistência exercido por movimentos de aquilombamento em coletivos e terreiros.

Viviane Resende, Daniele Oliveira e Maria Carmen Gomes (esq. p/ direita)

Pesquisa, língua e discurso

Ainda no primeiro dia do evento, uma sessão de trabalho reuniu as professoras Viviane Vieira (UnB), Débora Figueiredo (UFSC), Litiane Macedo (UFSC), Daniele Oliveira (UFBA), Micheline Tomazi (UFES), Rosângela Nogueira (UFPA) e Maria Laura Pardo (UBA, Argentina/ALED) para a troca de experiências e apresentação de um panorama dos estudos sobre gênero e discurso no Brasil, na Argentina e no Uruguai.

No dia 30 de novembro, as professoras Gina Vieira (SEE-DF/UnB) e Maria Carmen Gomes e o professor Leonardo Café (SEE-DF/UnB) participaram de uma roda de conversa em que compartilharam dados mais recentes de suas pesquisas e experiências bem sucedidas em projetos relacionados a discurso e gênero no âmbito escolar. Em seguida, alunos da graduação e da pós-graduação também comentaram sobre as suas questões de pesquisa.

Leonardo Café, Gina Vieira, Maria Carmen Gomes e Viviane Vieira (esq. p/ direita)

Na conferência de encerramento, o professor Germán Canale (UdelaR, Uruguai) falou sobre os desafios envolvidos no processo que busca tornar possível à língua contemplar as questões de gênero e outras relacionadas aos grupos minorizados. Um dos relatos que chamaram a atenção do público detalhou a sua participação no grupo de trabalho responsável por definir um modelo de diploma não binário, em que é dada a quem conclui o curso universitário a chance de escolher a forma de tratamento quanto ao gênero.

+ Fotos