Teun van Dijk na UnB: uma semana de estudos críticos do discurso

LabEC recebeu o fundador do Centre of Discourse Studies (Espanha) para uma série de atividades

Gisele Rodrigues
Jornalista e doutoranda do PPGL/UnB

Entre os dias 6 e 10 de novembro, o Laboratório de Estudos Críticos do Discurso da Universidade de Brasília (LabEC/IL) recebeu Teun A. van Dijk, criador e diretor do Centre of Discourse Studies (Barcelona, Espanha), para uma semana intensa de atividades. Van Dijk participou da fundação dos estudos críticos do discurso na década de 1990 e, desde então, vem se dedicando a pesquisas e a uma vasta produção bibliográfica sobre as relações entre discurso, poder e ideologia. Sua visita à UnB foi viabilizada no âmbito do programa CAPES PrInt e consistiu em conferência, seminário e curso oferecido a alunos e professores de várias regiões do Brasil.

Política e cognição social

Na conferência de abertura, van Dijk comentou os principais conceitos envolvidos no modelo de análise sociocognitiva do discurso, que considera a ideologia uma forma de cognição social, parte constituinte do sistema de normas e valores a que se vinculam os grupos sociais. Durante o encontro, o professor holandês apresentou um panorama das estratégias discursivas da extrema direita no Brasil e em várias partes do mundo, ilustrando, com exemplos retirados de pronunciamentos e campanhas políticas, como ideologias e modelos mentais consolidados entre os indivíduos do grupo se manifestam na escolha do vocabulário, na construção das sentenças e nos recursos simbólicos que extrapolam o texto. Entre as estratégias apresentadas, van Dijk descreveu o populismo como aquela que busca despertar emoção e pertencimento, com apelo ao combate à corrupção e à força do Estado nacional como forma de proteção contra “inimigos externos” que ameaçam os interesses da comunidade.

Em seguida, durante três dias, van Dijk ofereceu o curso prático “Reflexões sobre Teoria, Método e Análise”, em que os participantes puderam identificar e debater as diferentes estratégias dos discursos de extrema direita em textos de campanhas eleitorais que circularam no Brasil, na Espanha, no Chile e na Holanda. Micheline Tomazi, professora do Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo e coordenadora do Grupo de Estudos sobre o Discurso da Mídia (Gedim), considerou o curso uma oportunidade valiosa de atualizar o aporte teórico da análise do discurso como disciplina. “Gostei de entender melhor a análise ideológica por meio de clusters, entre tantas outras abordagens adotadas por van Dijk”, destacou a pesquisadora.

Movimentos sociais

No último dia da visita, van Dijk apresentou, na forma de seminário, o modelo de análise que vem utilizando na investigação dos discursos produzidos pelos movimentos sociais, tema de seu novo livro, a ser publicado em breve. Raylton Tavares, aluno do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da UnB, descreveu o evento como uma chance única para os novos pesquisadores. “Os conhecimentos compartilhados por van Dijk serão muito úteis nos meus estudos sobre os discursos dos grupos LGBTQIAP+ no campo das lutas políticas”, pontuou o doutorando.

Maria Eduarda Andrade, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Universidade Católica de Pernambuco, agradeceu a oportunidade de troca com pesquisadores de diferentes instituições e elogiou a generosidade com que van Dijk compartilhou os resultados de suas pesquisas com os estudantes. “Foram dias para jamais esquecer”, afirmou.

A professora Viviane Resende, coordenadora do LabEC, foi a responsável por organizar esta visita de van Dijk ao Brasil. “Pudemos receber um dos grandes pensadores dos estudos críticos do discurso para reflexões importantes sobre as estratégias da extrema direita e dos movimentos sociais, estes últimos em seu papel de resistência”, destacou a pesquisadora do PPGL, lembrando que a cooperação entre o laboratório da UnB e o centro de estudos comandado por van Dijk pode ter grande relevância para o avanço das pesquisas na área. Resende considerou a visita um sucesso e assinalou que a iniciativa não teria sido possível sem a colaboração do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da UnB (Ceam) e da Fiocruz, que gentilmente cedeu suas instalações para a realização das atividades.

Teun A. van Dijk (centro) e Viviane Resende (à sua esq.)
acompanhados de professores e pesquisadores

Teun A. van Dijk durante conferência na visita à UnB