VISITANTES

 

2023

 

Verónica Viera Izeta Recebemos a pesquisadora Verónica Viera Izeta no âmbito da Mobilidade Docente promovida pela AUGM (Associação de Universidades do Grupo Montevideu). Ela cursa o mestrado em Ciências Humanas – opção Língua, Cultura e Sociedade pela Universidade de la Republica (Uruguai) e atua como professora-pesquisadora em formação no Instituto de Linguística da mesma universidade. Suas áreas de interesse estão orientadas para os estudos de Linguagem e Gênero a partir da Análise de Discurso Crítica e abordagens glotopolíticas. Atualmente pesquisa ativismo digital feminista e linguagem inclusiva.

 

   
Em 2023 recebemos a doutoranda Evelyn Andrea Matus Madrid, da Universidad Católica de Chile, para seu estágio doutoral (pasantía financiada pela Agencia Nacional de Investigación y Desarrollo (ANID), entre abril e julho) no projeto em que investiga a construção discursiva de identidades de mulheres Mapuche que trabalham no contexto urbano de Santiago do Chile.
   
Também recebemos Teun van Dijk (Centre of Discourse Studies, Espanha), em novembro de 2023, como parte de sua visita ao Programa de Pós-Graduação em Linguística pelo Programa CAPES Print. O professor nos brindou com conferência sobre discurso da extrema direita, curso sobre teoria e métodos em estudos do discurso e seminário sobre Discurso e Movimentos Sociais.

 

 

2022

Recebemos as professoras Joana Plaza Pinto (UFG), Litiane Barbosa e Débora Figueiredo (UFSC), Micheline Tomazi (UFES), Lorena Borges (UFAL), Rosângela Nogueira (UFPA), Mariana Marchese (UBA), María Eugénia Flores (UANL) e o professor Germán Canale (UdelaR), por ocasião do Seminário da Redige. Na mesma oportunidade também recebemos a pesquisadora e ativista Julieta Paredes, do Tecido Pindorama Feminismo Comunitário de Abya Yala. Apoio FAP-DF e CAPES.

 

 

 
Em 2022, por ocasião do Colóquio da REDLAD, nos visitaram as professoras Solange Barros (UFMT), Carina Lima (UFV), Mariana Marchese e Laura Pardo (UBA), Cristina Arancibia (PUC-Chile), Analu Souza (UFBA). Também contamos com a participação do jornalista Alderon Costa (O Trecheiro) e de Kleidson Oliveira, Joana Bazilio, Iara Santana e Rafael Machado, ativistas do Movimento Nacional da População em Situação de Rua. Apoio CAPES. 

 

 

 

2018

Para a realização do Colóquio e Instituto da ALED-Brasil, recebemos as professoras Mariana Marchese (UBA), Viviane Heberle (UFSC), Teresa Oteíza (PUC-Chile), Clara Keating (CES/UC), Maria Carmen Gomes (UFV), Virgínia Colares (Unicap), Rosimeire Barboza (CES/UC), Analu Souza (UFBA), Débora Figueiredo (UFSC), Karina Falcone (UFPE), Lola Aronovich (UFC). Apoio FAP-DF e CAPES. No Instituto foram ministrados os cursos “Análisis de valoración” (por Teresa Oteíza), “LSF como apoio para estudos de discurso” (por Viviane Heberle), “Análise de discurso e corporeidade” (por Maria Carmen Gomes), “Método sincrónico-diacrónico de análisis linguístico de textos” (por Mariana Marchese), “Análise de discurso e realismo crítico” (por Solange Barros), “Discurso, legitimação e categorização social” (por Karina Falcone) e “Etnografia linguística para reflexão sociolinguística crítica” (por Clara Keating).

 

 

 
Também em 2018 recebemos a professora María Laura Pardo (UBA, Argentina), que ministrou o curso “Aplicaciones del Método Sincrónico-Diacrónico de Análisis Lingüístico de Textos”, com apoio do Programa CAPES PrInt.

 

 

 

2017

.             Com apoio da Universidade de Swansea, no País de Gales, Reino Unido, recebemos a professora Nuria Lorenzo Dus, que ministrou conferência (“El discurso sobre la pobreza y la exclusión social de los principales líderes políticos  del Reino Unido (1900 – 2015)”) e curso (“Confianza y relaciones inter-personales e inter-grupales en el discurso digital”).

 

 

 

2016

Em 2016, com apoio do CNPq, recebemos a visita da professora Laura Pardo (UBA, Argentina), que nessa ocasião ministrou o curso “El método sinc-diac-de análisis ling. de textos para comprender la Declaración de Derechos Humanos en relación con la pobreza”.
   
No mesmo ano, com apoio da FAP-DF, recebemos a professora Neyla Pardo Abril (UNC, Colômbia), que em visita estendida ministrou os cursos “Discurso, multimodalidad e interculturalidad” e “Pesquisas en Análisis Crítico del Discurso com el apoyo del software NVivo”.