ACOLHETIVA

Desdobramento do encontro de uma coletiva de pesquisadoras e pesquisadores em estudos do discurso no âmbito do Programa de Pós-graduação em Linguística da UnB. A Acolhetiva dedica-se a reflexões coletivas, que não poderiam ser resultado do trabalho individual, e nem são uma soma das reflexões de cada membre. Seus princípios são a reflexão conjunta e a solidariedade intelectual. Não se trata apenas do encontro intelectual de um grupo de pessoas que pensam juntas; nosso encontro é também afetivo.

 

No contexto do isolamento pandêmico, tivemos nos encontros virtuais semanais do grupo de pesquisa não só um espaço para o debate de nossos vários trabalhos de estudo e análise, mas também um lugar de afeto. É no afeto que nos une que construímos o diálogo, que se torna intelectual no objeto, mas é antes subjetivo em essência.

 

A experiência dos encontros semanais coletivos, mantidos agora presencialmente no espaço do LabEC, tem permitido que troquemos conhecimentos sobre as pesquisas desenvolvidas individualmente; compartilhemos dúvidas sobre as etapas metodológicas, sobre entendimentos de teorias e de conceitos e sobre práticas da rotina acadêmica. Ademais, a periodicidade, a constância e o ambiente acolhedor e amigável criam condições para que nos conheçamos para além do fazer acadêmico.

 

A partir do espaço coletivo de fermentação das ideias, o grupo favorece as ideias de cada ume na construção coletiva. A dinâmica estabelecida no grupo propõe uma leitura crítica coletiva do que cada ume está produzindo, permitindo uma análise mais aprimorada do que se feita individualmente.


 

Participam:

 

Adriana Teixeira

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2010), graduação em Letras pela Universidade Federal de Roraima (2018) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Roraima (2021). Atualmente é coordenadora pedagógico - Secretaria Municipal de Educação e Cultura e coordenadora pedagógica - Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino.

 

 

 

Cíntia de Freitas Rodrigues Loureiro

Mestra em Linguística na área de concentração Linguagem e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade de Brasília (UnB). Integrante do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS/UnB) e da Rede Discurso e Gênero: violência e resistência (EDiSo); afiliada à Associação de Estudos sobre discurso e sociedade (EDiSo) e à Associação Latino-americana de Estudos do Discurso (ALED). Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. Temas de interesse em pesquisa: Estudos Críticos do Discurso, violência de gênero, violência doméstica contra mulheres, feminismo, redes sociais, comunicação digital.

 

 

 

Cláudio Passos de Oliveira

 

Doutorando em Linguística (Análise de Discurso) pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Linguística Aplicada e bacharel em Tradução pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua no Departamento Editorial da Assessoria de Imprensa e Comunicação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

 

 

 

Daniele Gruppi de Mendonça

Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Linguística na Universidade de Brasília (UnB). É mestre pelo mesmo programa. Possui especialização em Gestão da Comunicação e Marketing Institucionais, pela Universidade Castelo Branco (2008), graduação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006), e em Letras, pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2004). Membro dos grupos de pesquisas Laboratório de Estudos Críticos do Discurso (LabEC/UnB) e Grupo Brasileiro de Estudos Críticos de Discurso e Pobreza (REDLAD-Brasil). É jornalista concursada da Universidade de Brasília (UnB).

 

 

 

Elizabeth Del Socorro Ruano Ibarra

Pós-doutora em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL/UnB). Professora Estrangeira Visitante Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM/UnB). Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américas (PPGECsA/ELA/ICS/UnB). Docente pesquisadora colaboradora da Corporación Universitaria Autónoma del Cauca (Colômbia). Coordenadora do Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Gênero (GREIG/ELA/UnB). Pesquisadora do Laboratório de Estudos Críticos do Discurso (LabEC) Pesquisadora do Grupo de Investigación Interdisciplinar en Ciencias Humanas (GIICHS/Colciencias/Colômbia). Pesquisadora do Grupo de Investigación Gestión, Desarrollo y Sociedad (GDS/Colciencias/Colômbia).

 

 

 

Evelyn Andrea Matus Madrid

Estudante de doutorado na Universidad Católica de Chile com projeto que investiga a construção discursiva de identidades de mulheres Mapuche que trabalham no contexto urbano de Santiago do Chile.

 

 

 

Nair Luisa Rabelo dos Passos

Jornalista, cursa doutorado em Linguística na Universidade de Brasília (UnB), e é mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional também pela UnB. Desenvolve pesquisas sobre mídia, violências contra as mulheres e análise de discurso. Ganhadora do Prêmio Anamaria Harvey de melhor dissertação pela Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso ALED, em 2019. Ganhadora de menção honrosa por Dissertação (Área Multidisciplinar) no Prêmio UnB de Dissertação e Tese 2018 e 2019.

 

 

 

Pedro Fernando dos Santos

Doutorando em Linguística pela Universidade de Brasília - UnB - DF (2022 - atual). Atualmente é Educador de Apoio na Escola Estadual Professor Manuel Leite - EEPML - PE. Tem experiência na área de História Afro-brasileira, Educação e diversidade e Letras com ênfase em Português/inglês e literatura. Desenvolve pesquisas em Etnicidades, Povos Tradicionais, Interculturalidade/Decolonialidade e Estudos Críticos do Discurso. É membro do Laboratório de Estudos Críticos - LabEC/PPGL/UnB. Faz parte do Coletivo Nacional de Professores da CONAQ.

 

 

 

Raylton Carlos de Lima Tavares

Mestre em Linguística (Linguagem e Sociedade) pela Universidade de Brasília (UnB). Doutorando sob a orientação de Viviane Resende. Assistente no INCT Caleidoscópio, com bolsa de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI - Nível B) do CNPq. Tem continuamente atuado em entidades científicas internacionais, como a Rede Discurso e Gênero, da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso, ALED, e a Rede Discurso e Gênero: violência e resistência, de que é coordenador, no âmbito da associação de Estudos sobre Discurso e Sociedade, EDiSo. É membro do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS/Ceam-UnB), do Laboratório de Estudos Críticos do Discurso (LabEC/IL/UnB) e pesquisador no grupo de pesquisa em Discurso e Relações de Poder (DIRE/UFPA).

 

 

 

Viviane de Melo Resende

Doutora em Linguística (Linguagem e Sociedade) pela Universidade de Brasília (UnB), professora associada do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP/UnB). Coordenadora Geral do INCT Caleidoscópio: Instituto de estudos avançados em iniquidades, desigualdades e violências de gênero e sexualidade e suas múltiplas insurgências - UnB, apoiado pelo CNPq. Coordenadora do Laboratório de Estudos Críticos do Discurso (LabEC/UnB) e vice-coordenadora do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS/Ceam/UnB). Foi professora visitante na Friedrich Schiller Universitat (Alemanha), na Universidad Catolica de Chile e na Universidad Pompeu Fabra (Espanha). Foi Delegada no Brasil da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso (2017-2019), de que foi vice-presidenta (2019-2021) e é atualmente presidenta (2021-2023).